Em 2000 realizou-se o 4º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa de 8 a 30 de Setembro. Para que possa ficar a conhecer um pouco melhor o que foi o festival e a sua preparação, aqui fica o testemunho.
Apresentação
Em 1997 a Ilga-Portugal levou a cabo o 1º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa. Para esse festival foi escolhido um modelo clássico, de retrospectiva, com vista a obter a aderência do público, o que foi conseguido. Esse 1º festival foi pois, mais propriamente, um ciclo de cinema gay e lésbico.
O 2º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, em 1998, foi construído segundo o modelo de um festival propriamente dito. O festival teve um cunho experimental, com o objectivo de divulgar filmes e realizadores de temáticas gay e lésbicas. Neste festival, podemos dizer, que houve(ainda) uma fraca participação do público no festival.
O 3º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa tem uma filosofia diferente dos dois festivais anteriores. Este festival mostrou as tendências actuais (2ª metade da década de 90) da filmografia de temática gay e lésbica, que valoriza o humor e em que já não há uma culpabilização da sexualidade, como anteriormente. Para poder atingir um número maior de público, parte dos filmes serão também legendados em português.
O 4º Festival terá a duração de três semanas, de 8 a 30 de Setembro, e apresentará além de 49 longas metragens (>30 min), um conjunto de documentários e de curtas metragens num total de 78 apresentações correspondentes a mais de 88 horas de projecção. Deste conjunto total de filmes, 50 serão legendados em português e 4 falados em português. Os restantes, são legendados em inglês, ou são passados na versão original com diálogos em inglês, espanhol ou francês.
Será esperada a presença de vários realizadores e actores/actrizes em várias das sessões do festival.
Sobre estas páginas
Estas páginas são a versão PortugalGay.PT do 4º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa. A informação aqui apresentada foi reproduzida com autorização da ILGA-Portugal, estando sujeita a acertos de última hora. Pode também visitar o site oficial do festival.
Pode também consultar as páginas da edição mais recente do Festival.