QueerLisboa.org by PortugalGay.pt

15º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa

Veja também:/See also:
Directório/Guide Portugal Gay
16 a 24 de Setembro de 2011
Índice Português | English

Programa:
Calendário Gráfico | Por Dia | Por Países | Por Anos | Salas | Categorias | Calendário Listagem | Todas As Sinopses
Diário - Sábado, 17
mostrar
imagens
esconder
sinopses


Sexta, 16 | Sábado, 17 | Domingo, 18 | Segunda, 19 | Terça, 20 | Quarta, 21 | Quinta, 22 | Sexta, 23 | Sábado, 24

Donwload: iCal desde dia ou iCal programa completo
Guarde o ficheiro no disco e faça importação no seu programa de calendário. Estes ficheiros agregam dezenas de eventos (um por cada filme apresentado). Lembre-se que em algumas aplicações pode ser difícil remover múltiplos eventos de forma eficaz.



Sábado, 17 - 17:00
Cinema São Jorge - Sala 1
Duelo
Marcelo Lee
Curta Metragem
6 min. Brasil 2010 iCal Google Calendar
Dois pugilistas engatam-se numa luta angustiante e apaixonada durante um treino normal.

Mi Último Round
Julio Jorquera
Competição Longas-Metragens
87 min. Chile, Argentina 2010 iCal Google Calendar
No sul do Chile nasce uma história de amor entre Octavio, um boxeur bem-sucedido, e Hugo, um assistente de cozinha. Quando se mudam para a capital Santiago, esperam viver os seus sonhos e o seu amor - protegendo-o em segredo do hostil mundo exterior. Mas nada acontece como planeado. Enquanto Hugo conhece Jennifer, Octavio vira-se para aquilo que faz melhor: o boxe. Mas desta vez não procura vitórias. Esta luta pode ser o seu caminho para fugir - ou então o seu último "round".

Cinema São Jorge - Sala 3
Frauenzimmer
Saara Aila Waasner
Secção Competitiva Para o Melhor Documentário
74 min. Alemanha 2010 iCal Google Calendar
Este documentário conta a história de três avós que ganham a viva prostituindo-se. Christel, Paula e Karolina trabalham tanto no próprio apartamento, como num bordel, ou então recebem os clientes num estúdio "dominatrix". Não têm qualquer interesse em justificar o que fazem, nem fazem gáudio em falar na sua profissão. Estas três mulheres vivem num carrossel permanente entre várias identidades, a vender sonhos, e a tentar ter uma vida privada. As suas personalidades multifacetadas tornam claras as diferenças com que abordam o seu trabalho, e o que motivou cada uma delas a escolher ser trabalhadora do sexo para ganhar um salário. O filme é um olhar sobre as vidas de Christel, Paula e Karolina e as suas por vezes surpreendentes rotinas de classe média. Estas mulheres são extremamente francas e receptivas no modo como deixam os espectadores entrar nas suas vidas. Auto-confiantes e orgulhosas, por vezes sem sequer dizer uma palavra, por outras eloquentes, e quase sempre com muito humor, elas dizem-nos o que ser trabalhadora do sexo significa para elas. Também nos contam o quanto amor - do tipo que não está à venda - têm para dar. Um filme sobre emoções, numa profissão onde se tem que esconder os sentimentos sob uma fachada de maquilhagem e frases bem ensaiadas; e também um filme sobre o envelhecimento.


Sábado, 17 - 18:00
Cinema São Jorge - Sala 2
Kylie Minogue
Queer Pop - Video Clip
60 min. iCal Google Calendar

Sábado, 17 - 19:00
Cinema São Jorge - Sala 3
Poo kor karn rai
Thunska Pansittivorakul
Secção Competitiva Para o Melhor Documentário
105 min. Tailândia, Alemanha 2011 iCal Google Calendar
Um manto negro de esquecimento e repressão caiu sobre os acontecimentos que tiveram lugar em Banguecoque na Primavera de 2010. Negro como a noite de escuridão cerrada com a qual o filme se inicia. Dois homens falam enquanto pescam. Sentimos para além daquilo que vemos; a água do mar é quente e calma, repleta de peixes de múltiplas cores. De noite, a exploração de borracha parece misteriosa e cheia de segredos, até que surgem as lembranças do massacre sangrento. Este filme foi motivado por um estado de choque - sobre as notícias, a subsequente repressão do regime monárquico autoritário, mas também sobre a passividade debilitante que se seguiu ao movimento pró-democracia das Camisas Vermelhas. É uma avaliação pessoal, e também radical, em 17 episódios. Um protesto enraivecido em forma de diário, onde a resistência sexual e as fantasias eróticas são sobrepostas com viagens pelos álbuns de família do realizador, criando assim um panfleto algo confuso. Enquanto adolescente nos anos 1970, Thunska foi forçado a deixar Banguecoque com a sua mãe em direcção ao sul da Tailândia. Este filme coloca questões sem saber as respostas, resultando num raro rasgo de luz sobre uma sociedade traumatizada.


Sábado, 17 - 19:30
Cinema São Jorge - Sala 1
La Llamada
Stefano Pasetto
Competição Longas-Metragens
93 min. Itália, Argentina 2010 iCal Google Calendar
La Llamada narra a súbita e ardente paixão entre duas mulheres, Lucia e Lea, em Buenos Aires, as suas vidas suspensas, a sua ligação. Ambas italianas mas muito diferentes, elas embarcam numa jornada de iniciação que as levará literalmente ao fim do mundo. Na imensidão distante e selvagem da Patagónia argentina, elas debatem-se com os destroços de um barco, e cada uma com os seus próprios segredos, na dança de um tango que quebra convenções e papéis, na procura das pontas soltas das suas vidas. Uma história onde o amor tudo domina, para o bem e para o mal.


Sábado, 17 - 21:00
Cinema São Jorge - Sala 2
Entrada 5€ (preço único)
Silenciados
Gustavo Del Río Prieto
Teatro
50 min. Espanha 2009 iCal Google Calendar
"Sem liberdade não há decisões.
Sem decisões não há culpas.
Não censures o meu silêncio.
Não fui eu quem decidiu calar-se.
Foram os outros que decidiram silenciar-me."
Silenciados é um espectáculo de teatro físico que conta a história de cinco pessoas assassinadas por discriminação em relação à sua orientação sexual.
Através do trabalho do actor, estabelece-se uma relação de proximidade com o espectador de forma a contar estas histórias individuais: Prisioneiro 1895 em Auschwitz; Octavio Acuña, activista gay mexicano assassinado na cidade de Querétaro, em 2004; Jesús Prieto, gay católico, preso num conflito entre a sua religião e condição sexual; Paulina, uma transsexual guatemalteca assassinada pela polícia, em 2005; e Mateo Rodríguez, vítima de bullying em Madrid e que virá a morrer em 2011. Silenciados começa numa obscuridade, rompida pela luz e pela ressonância, imediatamente antes do regresso à vida de cinco corpos, cinco pessoas mutiladas, reprimidas e silenciadas; cinco pessoas assassinadas por causa da sua orientação sexual, por causa de uma opção diferente da "normal", conformada às normas.
Uma vez ressuscitados, os mortos contam-nos as suas respectivas histórias e as suas próprias mortes, cinco histórias diferentes, mas unidas pela repressão a que muitos ainda estão sujeitos quando decidem viver a sua sexualidade segundo o seu próprio juízo, sensibilidade e gosto.


Sábado, 17 - 22:00
Cinema São Jorge - Sala 1
Blokes
Marialy Rivas
Secção Competitiva Para a Melhor Curta Metragem – Prémio do Público
15 min. EUA 2010 iCal Google Calendar
Santiago, Chile, 1986. Luchito, um rapaz de 13 anos, masturba-se enquanto contempla obsessivamente o seu vizinho Manuel de 16, que consegue ver enquanto este está junto a uma janela num prédio vizinho do bairro social. Ignorando que está a ser observado por um voyeur precoce, Manuel descobre a sua sexualidade com uma rapariga do bairro. A janela torna-se num mundo erótico-cinematográfico que suscita a curiosidade de Luchito, com repercussões desastrosas para Manuel.

Ausente
Marco Berger
Competição Longas-Metragens
87 min. Argentina 2011 iCal Google Calendar
Martin encontra uma série de desculpas para invadir sorrateiramente a privacidade do seu professor de Educação Física Sebastian, até que consegue passar a noite no seu apartamento. Porém, quando as intenções de Martin ficam para ele mais nítidas, o professor já está envolvido. Só um acidente trágico é que faz com que Sebastian tome consciência dos seus sentimentos para com Martin. Ausente é um filme sobre o abuso de um adulto por um menor, que compreende perfeitamente a posição delicada em que o professor se encontra, explorando esta situação ao máximo.

Cinema São Jorge - Sala 3
80 Egunean
Jon Garaño, Jose Mari Goenaga
Competição Longas-Metragens
105 min. Espanha 2010 iCal Google Calendar
Axun é uma mulher de 70 anos que cuida do ex-marido da sua filha, no hospital. Para sua grande surpresa, apercebe-se de que a mulher que toma conta do doente da cama do lado é Maite, sua grande amiga de adolescência. As duas mulheres depressa se dão conta de que a química entre elas se mantém intacta, passados 50 anos. As duas divertem-se e desfrutam do reencontro, até que Axun descobre que Maite é lésbica. Axun terá de lidar com os seus sentimentos contraditórios: A quem deve dar ouvidos? Ao seu coração ou à razão?


Sábado, 17 - 24:00
Cinema São Jorge - Sala 1
O realizador Todd Verow estará presente nesta sessão
Director Todd Verow will attend this screening
Leave Blank
Todd Verow
Noites Hard - Longa Metragem
80 min. EUA 2010 iCal Google Calendar
Todd (Todd Verow), um quarentão solitário, contrata um prostituto, Paul (Gregg Tucker), para passarem o fim-de-semana em Nova Iorque. Todd quer experimentar tudo aquilo que até então nunca tinha feito: sexo não-seguro, drogas, sexo anónimo com múltiplos parceiros, e não só. Paul aproveita sem hesitar a oportunidade de ir a Nova Iorque e ganhar 2.000 dólares, mas Todd tem outras coisas em mente para além daquilo que combinou com Paul. Ambas as suas vidas vão mudar para sempre depois deste fim-de-semana. Sem se constituir com uma sequela, Leave Blank tem alguma continuidade com Anonymous, um filme anterior de Todd Verow.

Cinema São Jorge - Sala 3
XXX Programa Curtas 1
Soccer Bitch
Sandra Selimovic, Max Hoffmann
Noites Hard - Curta Metragem
23 min. Áustria 2007 iCal Google Calendar
Uma bizarra relação-drama sobre duas mulheres que resolvem as suas tensões através de estanhos ritos sexuais.

Yum
Sadie Lune
Noites Hard - Curta Metragem
3 min. EUA 2010 iCal Google Calendar
Um retrato romântico e arrojado da luxuriosa relação entre o BDSM e a comida caseira, ao som de Chopin. Queer, kinky e delicioso.

Von Alltäglichen Dingen - Zum Beispiel Im Juni
About Everyday Things

Melanie Jilg
Noites Hard - Documentário
30 min. Alemanha 2009 iCal Google Calendar
Duas mulheres. Elas vivem num pequeno apartamento junto a um rio, no Sul da Alemanha. Elas amam-se. Elas têm sexo. Chove lá fora. Elas vêem futebol na televisão. Elas estão entediadas. Mas isso é normal. A espuma dos dias em contraste ao sexo, o tédio em contraste à afectividade. Um curto, silencioso retrato de uma relação contada através da mistura experimental de fotografias e sequências filmadas. Ao final, não há qualquer resposta.

Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Normal - 3.50 EUR (3.00 EUR para membros de associações LGBT ou funcionários CML ou menores 25 anos ou maiores 65 anos)
Desconto de 20% na compra simultânea de 5 bilhetes para sessões diferentes
Espectáculo de Teatro - 5.00 EUR (Preço único)


© 2008-2020 PortugalGay.pt - Todos os direitos reservados
Visite o site oficial do festival em: www.queerlisboa.pt
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Queer Lisboa | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal